fbpx

Conheça os 4 tipos de liderança e entenda como identificar seu perfil

3 minutos para ler

Que gestores também precisam se tornar bons líderes, todo mundo já está careca de saber — o termo é amplamente usado no universo corporativo. Mas você sabia que existem vários tipos de liderança

Cada perfil se adéqua a necessidades e personalidades diferentes, variando entre os vários líderes. Conhecê-los é importante para saber o tipo ideal para você. O que acha de continuar com a gente nesta leitura?

1. Liderança autocrática

A liderança autocrática costuma ser o modelo mais desencorajado. Isso porque o foco é na própria figura do líder, que exige a obediência de ordens e o respeito a um instinto mais “controlador”. Essa figura costuma ser muito representada nos filmes e séries de TV.

Nesse caso, o respeito é estabelecido pelo medo. As ordens não aceitam questionamento e há tendência a um comportamento mais crítico. De forma geral, o perfil incentiva pouco a autonomia dos funcionários e faz com que as pessoas só produzam quando o líder está presente — levando a problemas de motivação e aumentando as chances de conflitos internos.

2. Liderança liberal

O líder liberal deixa a ênfase no liderado. Isso significa que o trabalho é executado de forma mais livre, com o líder participando apenas quando for solicitado. Esse é o modelo que mais costuma deixar os funcionários confortáveis.

As principais críticas estão na tendência à diminuição da produtividade que a permissividade da liderança liberal estimularia. Afinal, se não há pressão para executar as atividades, um prolongamento natural do prazo pode acabar acontecendo. Aqui, o líder tem um comportamento mais evasivo e os funcionários demonstram menos respeito.

Powered by Rock Convert

3. Liderança democrática

A liderança democrática valoriza a opinião dos liderados e define um modelo de compartilhamento de experiências mais colaborativo, incentivando os profissionais a participarem de forma mais ativa por meio de sugestões e debates.

Esse modelo não é necessariamente permissivo — apenas insere os funcionários de forma a despertar o sentimento de importância. A ideia é privilegiar a qualidade de vida e a satisfação da equipe, levando em consideração todos os membros. O líder é mais participativo e se envolve com mais frequência nas atividades executadas na empresa.

4. Liderança coaching

Se você tem o hábito de consumir conteúdos sobre desenvolvimento pessoal, certamente já ouviu falar desse tipo de liderança. O “coaching” tradicional é a ideia de levar um coachee (geralmente, um cliente) a atingir um objetivo específico.

Como modelo de liderança, a ênfase está na performance dos profissionais. Isso significa que o trabalho acontece em um ambiente que promove uma forma de parceria mais intensa, com feedbacks constantes e interesse na melhoria dos dois lados.

Os vários tipos de liderança variam de acordo com perfis de personalidade e trabalho. Tenha em mente que os modelos não são únicos — um mesmo líder pode ter traços autocráticos, liberais, democráticos e coaching.

Não é simples identificar seu próprio modelo de liderança. Ainda assim, você pode começar a observar alguns pontos, como perfil comportamental, desempenho, realizações, opiniões dos ex-liderados, forma de expressar ideias, e por aí vai.

E você? Tem amigos que não conhecem os diferentes tipos de liderança? Então, não deixe de compartilhar este post para que eles também fiquem por dentro do assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by