fbpx

Saúde mental no trabalho: de que forma afeta na produtividade?

4 minutos para ler

O Brasil, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), é o país com mais pessoas ansiosas em todo o mundo. Essa situação é resultado de uma combinação de fatores, e a saúde mental no trabalho está entre um dos mais relevantes e que mais afeta os brasileiros.

Além disso, os transtornos da mente influenciam no bem-estar das pessoas e existem cada vez mais provas de que o estado mental tem uma relação direta com o desempenho de um indivíduo.

Sendo assim, o que as empresas podem fazer para evitar a perda de produtividade por situações de estresse e ansiedade dos trabalhadores? Acompanhe este post e saiba mais sobre o assunto!

O que pode afetar a saúde mental no trabalho?

A saúde mental é um conceito relacionado à qualidade de vida de um indivíduo. No geral, ela pode ser resumida em estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas. Dentro do trabalho, esse conceito se torna relevante por conta do espaço que ocupa na vida das pessoas. Afinal, é muito tempo e energia dedicados à carreira, e isso significa que as coisas que acontecem no ambiente corporativo têm grande impacto na saúde mental.

Sobrecarga de trabalho

A sobrecarga é um dos aspectos que mais afetam a saúde mental no trabalho. Por conta da grande quantidade de atividades exercidas por uma só pessoa, o indivíduo passa a entrar em um estado de ansiedade e estresse, o que faz cair o seu desempenho e gera mal-estar.

Comunicação ineficiente

A comunicação é a chave para uma boa convivência no ambiente de trabalho e para evitar conflitos entre as pessoas. Observe o exemplo: Jorge pede um relatório a Manuela, sem especificar o formato de entrega ou os pontos importantes a serem abordados. 

Nessa situação, Manuela, provavelmente, não entregará o que Jorge precisa, por falhas na comunicação, o que pode causar conflitos, retrabalho, estresse, além de afetar a saúde mental de ambos os colaboradores.

Falta de clareza nos objetivos

A falta de direcionamento por parte da gestão da empresa pode ser uma grande fonte de estresse para os colaboradores. Isso ocorre porque as pessoas trabalham bem com objetivos definidos e um caminho para ser seguido. Desse modo, a inconstância de prioridades causa ansiedade e afeta bastante o desempenho daqueles que precisam fazer a empresa funcionar.

Powered by Rock Convert

Por que se preocupar com a saúde mental no ambiente de trabalho?

Sabendo algumas possíveis fontes de estresse e ansiedade que afetam a saúde mental no trabalho, por que os gestores precisam se preocupar e investir recursos na solução desses problemas? A seguir, veja algumas razões.

Produtividade

O primeiro ponto, aquele que é mais afetado pelo mal-estar dos colaboradores, é a produtividade. Isso ocorre porque o estado de estresse torna as tarefas do dia a dia mais difíceis de serem executadas, gerando um ciclo que faz o indivíduo se sentir cada vez mais incapaz.

Dessa forma, em um ambiente de trabalho que tem uma rotina estressante para os colaboradores, a tendência é que os trabalhadores passem a entregar menos resultados para a organização.

Controle de custos

Além da produtividade, o desequilíbrio emocional dos colaboradores também pode levar ao aumento de gastos por parte da empresa. Isso acontece tanto por erros operacionais cometidos por pessoas que não estão em bom estado, quanto em casos de afastamento por transtornos mentais.

Para reduzir as chances de afetar negativamente a saúde mental no trabalho, os gestores precisam ter atenção às necessidades da equipe e entender o que pode estressar os seus colaboradores, e a tecnologia é uma ótima ferramenta para esse trabalho. 

O uso de softwares de gestão evita a ocorrência de sobrecarga (por automatizar tarefas) e a falta de comunicação ou clareza, pois torna possível a padronização de diversos processos empresariais.

Além disso, aplicativos e plataformas online são outras formas de facilitar a execução das tarefas, deixando as pessoas mais livres para produzir seus melhores resultados. Por isso, busque maneiras de priorizar a saúde mental no trabalho e crie estratégias para resolver problemas relacionados a esse assunto tão importante.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais líderes entendam como trabalhar o bem-estar de suas equipes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by