fbpx

Passo a passo: como fazer um checklist para o dia a dia de trabalho?

3 minutos para ler

O checklist é uma das formas mais comuns de fazer o “upload” de todas as suas tarefas do papel. Você já teve a sensação de que uma atividade era tão complicada que se tornou impossível saber por onde começar? Então, criar uma lista pode tornar as coisas muito mais fáceis.

Pense da seguinte forma: é melhor resolver qualquer coisa quando o caminho se torna claro, não é? Nesse caso, com o desenvolvimento de um passo a passo organizado. É isso que vamos mostrar para você ao longo do post. É só continuar com a gente!

Por que é essencial ter um checklist para o dia a dia do trabalho?

A primeira utilidade do checklist é a diminuição de erros, afinal, a nossa memória comete muitas falhas, certo? A lista registra tudo o que você precisa fazer sem depender apenas da recordação.

Isso diminui a estresse mental — já que você vai precisar se lembrar de menos passos por vez, contando com etapas registradas previamente. Manter a concentração e o foco fica ainda mais fácil dessa forma.

Por fim, uma das consequências mais importantes da lista é a noção do próprio progresso. Muitas vezes, o que gera angústia nos gestores ao tentar conduzir a equipe é a falta de percepção dos pequenos avanços, trazendo uma sensação de impotência.

Como fazer um checklist?

Existem algumas coisas importantes que você precisa saber na hora de montar o checklist, como vai ver a seguir:

Defina os objetivos

O objetivo detalha o que você precisa alcançar ou cumprir ao longo da lista. O ideal é ser específico — passos muito abrangentes devem ser divididos em outros passos para não tornarem o checklist confuso.

Powered by Rock Convert

Determine as prioridades

Como você vai organizar sua lista? Quais vão ser as prioridades? As respostas para essas perguntas são importantes. Isso porque vão surgir situações em que dois objetivos podem ser feitos e você vai precisar optar por um.

Faça uma coisa por vez

Essa é a regra básica do foco. O comportamento mais comum dos gestores improdutivos é o de “apagar incêndios” — começar várias tarefas ao mesmo tempo e passar a maior parte do tempo sob estresse, ansiedade, angústia e cansaço.

Onde montar um checklist?

A forma mais antiga de montar um checklist é escrevendo em um papel, podendo ser em planners ou agendas. No entanto, isso tem sido substituído por outros meios muito mais eficazes e seguros.

É o caso das plataformas digitais. Boa parte funciona com base na computação na nuvem e acesso online, sincronizando as tarefas entre diferentes dispositivos. Ainda é possível dispor de vários outros recursos, como gestores de tempo e indicadores de produtividade.

O checklist é uma das ferramentas mais práticas, intuitivas e importantes para organização pessoal e profissional. Muitas tarefas complicadíssimas se tornam simples quando divididas em pequenos passos.

Não se esqueça de que a objetividade também é importante na construção da lista. Invista em objetivos claros e curtos, de entendimento simples e organização cronológica — valorizando o senso de progresso.

O que acha de aprender ainda mais sobre como otimizar os processos na equipe? Então, leia o post em que contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by