O que acontece quando sua equipe está desequilibrada?
Essa é, sem dúvida, uma das piores situações que um líder enfrenta em um ambiente corporativo. Isso porque uma equipe desequilibrada, estagnada e com pouca iniciativa resulta na baixa produtividade da empresa como um todo, na falta de comprometimento, de atenção, de união, de empatia, ou seja, não há, de fato, o trabalho em equipe entre o time.
Estamos sempre de olho no relógio para conseguir fazer tudo e ainda assim fica aquela sensação que falta tempo, que o dia precisa ser maior. Muita colaboração ou muito trabalho independente pode levar a diversos fatores, por isso, separamos alguns deles para que você não dependa apenas de uma abordagem.
Tempo, tempo, tempo
Alguns profissionais e empresas possuem o hábito de marcar reuniões em excesso. Uma agenda tomada por reuniões compromete a sua produtividade, uma vez que fica sem tempo para trabalhar em projetos e ações que precisa. Antes de começar a semana, verifique se de fato precisa estar presente em todas as reuniões agendadas. A pontualidade para o início das reuniões também contribui para a economia de tempo, assim como a realização de encontros rápidos, de no máximo meia hora.
A tal da responsabilidade
O senso de responsabilidade faz do colaborador uma pessoa proativa, que se importa com o bom andamento dos processos, uma vez que se preocupa em entregar sempre o melhor de sua performance, com o objetivos de contribuir, não só para o seu próprio crescimento, mas também para o crescimento da organização e das pessoas ao seu redor como um todo.
Cabeças pensantes
Um problema crítico que deve ser evitado no trabalho em equipe é a dispersão de informações. Isto acontece especialmente quando cada membro da equipe mantém um controle diferente das suas atividades, registrando os dados a partir de um padrão e formato próprios. Uma pessoa pode desempenhar suas atividades de maneira primorosa, porém, se ela tiver problemas com outro membro da equipe pode perder a motivação, cometer erros ou não atingir todo o seu potencial.
Quando as informações estão concentradas no mesmo lugar é mais fácil ter acesso às rotinas de trabalho, à agenda do projeto e aos dados referentes a cada uma das atividades. No lugar de perder tempo buscando informações, a equipe pode trabalhar na sua análise, identificando problemas e oportunidades.
O trabalho em equipe é fundamental para qualquer empresa prosperar. Evitando esses erros mais comuns, é possível ter uma equipe mais harmônica, na qual seja mais agradável desenvolver um trabalho. Os resultados acompanharão um time de qualidade.