Multitarefa: o inimigo n° 1 da produtividade
Você já ouviu falar de pessoas com a capacidade de realizar multitarefas?
Aqueles que atendem chamadas de clientes enquanto enviam e-mails, que falam com um colega de trabalho enquanto conclui um relatório, ou que estão numa reunião online, mas ao mesmo tempo respondendo o grupo do WhatsApp.
A quantidade de pessoas que se consideram perfeccionistas vem aumentando ano a ano. Pelo menos 10% da população se considera perfeccionista em relação a si mesmos, o que representa uma grande cobrança e insatisfação com o trabalho, família e meio social.
A multitarefa é apenas a oportunidade de bagunçar mais de uma coisa de cada vez.
Na verdade, há uma tonelada de pesquisas e estudos que já associam multitarefa a vários problemas críticos, como saúde mental ruim, baixa produtividade, dificuldade de concentração e muito mais.
Quando seus esforços não são reconhecidos ou recebem críticas, esses perfeccionistas geralmente se sentem frustrados, ficam estressados e, além disso, passam a ter menos tempo para se dedicar às coisas realmente importantes.
Mas o que você, perfeccionista, pode fazer para deixar de ser neurótico?
É preciso entender que o perfeccionismo rouba o seu tempo e traz infelicidade e decepção, o que pode até desencadear uma depressão. Quando fica muito tempo parado em uma mesma atividade, você, simplesmente, impede a sua própria evolução.
Há um ditado que diz: melhor feito que perfeito. O primeiro passo para criar rotinas mais produtivas e realistas é definir claramente o que é perfeito. Na prática, nada é perfeito. O que um bom gestor pode fazer é determinar um padrão aceitável de qualidade.
É muito difícil parar de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas a verdade pode ser o contrário. Estamos nos distraindo das coisas que realmente precisamos fazer. Se você espera uma solução mágica que vai te ajudar a estar no topo de tudo, você irá se desapontar.