fbpx

Mantenha sua equipe remota muito mais forte!

3 minutos para ler

Como fortalecer uma equipe remota?

Mesmo antes desses tempos de pandemia, o trabalho remoto – seja em casa, em um café ou um espaço de coworking – está se tornando cada vez mais comum. Nos últimos anos, o número de trabalhadores remotos cresceu. Segundo o Relatório Gallup’s State of the American Workplace, 43% dos funcionários agora trabalham remotamente pelo menos uma parte do tempo, e a porcentagem de funcionários que trabalham remotamente 100% do tempo é agora de 20%. 

Muitas empresas estão vendo um aumento acentuado nos colaboradores remotos, e parece que essa tendência provavelmente continuará, principalmente após a pandemia causada pelo novo coronavírus, já que muitas empresas viram no home office diversas vantagens, além da segurança da saúde.

Mas para manter uma equipe engajada à distância é preciso conservar o fluxo de produção e se manter atento. 

Existem algumas medidas que você pode adotar que trazem benefícios significativos para o fortalecimento da sua equipe. Delegar tarefas com autonomia a membros que são capacitados a realizá-las sem dificuldades é uma delas, afinal uma boa gestão conhece muito bem a sua equipe. Isso significa que não adianta duplicar o número de demandas se o seu colaborador não vai dar conta sozinho, as tarefas precisam ser minuiosamentes separadas de acordo com cada função.

Powered by Rock Convert

Criar um plano de trabalho mais claro e objetivo para a equipe também pode ajudar no processo do fortalecimento, o plano define o que cada membro precisa fazer. Assim, haverá um alinhamento entre as suas expectativas e as atividades efetivamente realizadas. Mas não basta determinar apenas atividades e prazos, é preciso analisar os resultados anteriores para saber se o fluxo segue a todo vapor.

Um gestor sempre disponível para colaborar em qualquer situação pode ser a chave da engrenagem!

Um dos maiores riscos no trabalho remoto é a perda da transparência. Isso é, muitas vezes a combinação de mais liberdade com menos comunicação entre os membros e o gestor atrapalha no processo de desenvolvimento. Para evitar o problema em questão, uma boa medida é manter manuais e guias de como as coisas devem ser feitas (já que na maioria do tempo os gestores estão ocupados realizando tarefas ou reuniões). Assim, não importam quais são as dúvidas que a equipe possam ter; eles encontrarão uma resposta oficial sobre o procedimento adequado. 

Buscar sempre uma comunicação transparente e acessível com todos os membros da equipe talvez seja a medida mais importante de todas. Deste modo você estará fortalecendo o seu time onde ele estiver. 

Ah, e quando o isolamento social acabar definitivamente e você desejar implantar o trabalho remoto em sua empresa lembre-se de incluir um tempo para reuniões presenciais!

Acima de tudo somos seres humanos e necessitamos de conexões pessoais! Isso aumenta a motivação e ajudar seus trabalhadores remotos a se conectarem à cultura da empresa e à equipe.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by