fbpx

Conheça os 5 principais fatores que afetam a produtividade das empresas

4 minutos para ler

Aumento de produtividade é uma questão que está sempre no radar de gestores que trabalham diretamente com equipes. O foco é diminuir a ociosidade e garantir que todos estejam cientes de suas funções para contribuir com a organização e alavancar o crescimento. Para chegar a esse resultado e otimizar a gestão das atividades, é preciso, contudo, conhecer bem os fatores que afetam a produtividade das empresas. 

Neste artigo, vamos examinar esses aspectos e tentar entender como a produção pode ser prejudicada no ambiente de trabalho. Isso vai ajudar a identificar os problemas em sua empresa. Acompanhe com atenção.

Fatores que afetam a produtividade das empresas

Em seguida, vamos analisar os principais fatores que interferem na eficiência de produção.

1. Falta de treinamento para os funcionários

A falta de treinamento prejudica porque os funcionários não têm o devido alinhamento com a empresa e com os outros membros, assim tendem a perder mais tempo com tarefas simples. Quando novos sistemas são instalados, por exemplo, isso ocorre, já que os membros geralmente têm muitas dúvidas sobre como lidar com eles.

Esse é um problema comum com colaboradores recém-chegados também. A falta de conhecimento sobre os processos da empresa e as abordagens faz com que eles produzam menos do que podem e não consigam extrair o melhor de suas capacidades. Mesmo com os funcionários já antigos, é sempre bom investir em treinamentos novos e reciclagens para otimizar ainda mais a produtividade. 

2. Distrações

Esse fator está relacionado com as distrações, já que funcionários com uma base ruim de treinamento são suscetíveis a isso. Elas prejudicam o fluxo operacional, desviando o foco do colaborador de suas principais atividades para questões rotineiras que não fazem parte de sua função. Assim, há desperdício de tempo e de recursos. 

3. Sistemas e estratégias obsoletas

Os ativos também são importantes nesse sentido. Não contar com os equipamentos adequados e com sistemas atualizados pode desacelerar a produção diária, contribuindo para a criação de gargalos operacionais. Afinal, se as máquinas dos funcionários estão muito lentas por serem obsoletas, por exemplo, a tendência é a instabilidade.

Powered by Rock Convert

Outra questão é o alto volume de tarefas realizadas manualmente. Caso a empresa opte por manter essas funções dessa maneira, o aumento da demanda pode gerar erros e prejudicar a agilidade, com retrabalho e paradas operacionais. 

O surgimento recorrente de novas tecnologias visa sempre suprir essas necessidades e permitir a realização de tarefas com mais rapidez e precisão. Quando não acompanham essa tendência, as organizações põem em risco a produtividade interna. 

4. Gestão adequada e monitoramento

Vale mencionar também a falta de uma gestão adequada, que controla corretamente quem faz o que dentro da equipe e gerencia devidamente todas as informações dos projetos. Assim como a falta de monitoramento e mensuração com indicadores relevantes, a fim de combater o retrabalho e a ociosidade.

Se há problemas na realização dessa função ou se ela é feita sem apoio de ferramentas adequadas, os gargalos certamente se tornarão comuns, visto que a equipe terá dificuldades na divisão de tarefas e os colaboradores estarão propensos à distração e aos erros.

5. Falta de integração

Outra questão são os problemas de integração e comunicação entre as equipes. Quando os membros não têm o suporte para compartilhar informações e colaborar entre si, a eficiência da produção é prejudicada. Afinal, se um colaborador precisa um dado de um setor diferente, isso se torna um problema. Com informações dispersas, a perda é muito comum, o que gera mais dor de cabeça.

Estudar os fatores que afetam a produtividade das empresas é importante para quem deseja gerenciar equipes com eficiência, de modo a otimizar os resultados. Com esse cuidado, os gestores garantem crescimento e fortalecimento da equipe interna para lidar com aumento de demanda. 

Gostou do artigo? Achou interessante saber mais sobre o que pode estar comprometendo a produtividade em sua empresa? Então, compartilhe este post com os seus amigos em suas redes sociais, para que eles também fiquem atualizados sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by