fbpx

Entenda a importância e como medir a produtividade da equipe

3 minutos para ler

Gerir uma equipe e levá-la ao sucesso pode ser um grande quebra-cabeças. E qual é o primeiro passo para começar uma mudança na dinâmica de trabalho do seu time? A resposta está em aprender como medir produtividade.

Neste post, você vai ver como fazer esse tipo de mensuração, quais são seus benefícios, além de outras dicas e considerações importantes sobre a questão. Preparado? Então, vamos lá!

Qual é a importância de medir a produtividade da equipe?

De forma geral, usar indicadores para medir a produtividade da sua equipe vai livrar seu exame de achismos e tornar sua conduta mais justa. A razão é simples — esse tipo de análise revela quais membros do time estão produzindo mais.

Aqui, fica mais fácil identificar problemas e desenvolver ideias para lidar com cada um deles. É difícil evoluir quando temos dificuldade de avaliar nosso progresso, não é? Então, os indicadores de produtividade servem para resolver isso.

E o que vai guiar esses números? A resposta está nas métricas de qualidade da empresa. É preciso criar correspondência para que seu time não apenas produza, mas o faça com qualidade.

Como medir a produtividade da equipe?

Não existe uma receita de bolo para medir a produtividade da equipe. A melhor forma de fazer isso é com o uso de métricas de produtividade. A seguir, listamos algumas.

Horas/homem por projeto entregue

Aqui, você analisa a produtividade a partir das horas de trabalho — e sua relação com a conclusão de projetos. É uma boa forma de entender quem entrega mais e quanto tempo essa entrega demora para acontecer.

Powered by Rock Convert

Horas/homem por receita de projetos

Essa métrica revela não só quanto tempo demora a execução dos projetos, mas qual é o valor que cada um rende. Desse modo, você descobre o que é viável e o que deve ser deixado de lado.

Powered by Rock Convert

Taxa de churn

O churn indica quanto você está perdendo de clientes ao longo do tempo. Essa métrica é calculada comparando a quantidade de consumidores que romperam com a empresa pelo número de novos clientes.

Taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo indica o quanto as pessoas estão se ausentando na sua equipe. Isso é observado por meio do número de faltas, as quais podem ser divididas de forma mensal, semestral ou anual.

Horas extras por horas trabalhadas

Essa métrica pontua a sobrecarga do seu time, revelando se existe a necessidade de novas contratações. Se a quantidade de horas for muito alta, o desgaste no trabalho pode influenciar na satisfação dos clientes.

Entender como medir a produtividade da equipe pode fazer uma grande diferença na hora de garantir entregas, cumprir prazos e atender às necessidades do consumidor. As métricas ajudam a delegar tarefas e revelam quais atividades são mais adequadas para cada profissional da equipe.

Não se esqueça de que existem fatores sobre o desempenho da sua equipe que não podem ser medidos. Por isso, procure analisar os números levando em consideração o contexto de cada funcionário.

Agora que já sabe como medir produtividade em sua empresa, quer receber mais dicas para organizar seu trabalho e fazer seu time render mais? Então, assine nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by