Como o mindset de crescimento influencia o desenvolvimento nas organizações
O que faz alguns terem a mentalidade fixa, ou seja, inteligências, habilidades inatas e que não podem mudar, e outros a mentalidade de crescimento, a que a maioria das pessoas de sucesso tem? Eles acreditam que qualquer um pode adquirir novas habilidades e se desenvolver enquanto profissionais.
Em algum momento da carreira profissional, você já deve ter ouvido falar de mindset – termo que significa mentalidade em português – ou seja, atitude mental a qual encaramos os desafios diários que são impostos pela vida. Nas últimas décadas, tem sido utilizada para transformar funções dos departamentos corporativos e no gerenciamento de projetos.
Esse termo ganhou popularidade no ambiente corporativo e foi fruto de uma pesquisa, que virou livro, desenvolvido pela americana Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. Ela ressalta que a forma como conduzimos o nosso pensamento perante diversas situações do cotidiano é crucial para sabermos se seremos bem sucedidos ou não.
Ter o mindset de crescimento é fundamental se você trabalha em alguma organização, é empreendedor ou uma pessoa que pensa em crescer na vida.
Esse tipo de pessoa acredita que, quanto mais conhecem coisas novas, se aperfeiçoam para chegar a algum objetivo, o desenvolvimento de sua inteligência e habilidades será expandido, fazendo com que seja espelho e inspire outras pessoas.
Diversas empresas e startups, têm em suas equipes pessoas com a mentalidade de crescimento e faz com que os problemas que aconteçam, sejam solucionados com rapidez, clareza, inteligência, dentre outros, por que essas organizações possuem conceitos que estão ligados a evolução contínua de desenvolvimento.