fbpx

Como liderar uma equipe: 3 dicas essenciais sobre o assunto

3 minutos para ler

Você já parou para pensar em como liderar uma equipe? A tecnologia vem trazendo muitas novidades para gestores e líderes jovens, abrindo um leque de possibilidades por meio de plataformas, softwares, sistemas de inteligência artificial e hardwares para processamento de dados.

Liderar tende a ser uma atividade cada vez mais voltada a pessoas inovadoras. Afinal, as empresas que pensam diferente são as que mais chamam atenção, não é? Por isso, elencamos algumas dicas para garantir um bom trabalho na hora de liderar sua equipe. Vamos lá?

1. Dê feedbacks

O feedback é o “retorno” que você dá exprimindo sua opinião sobre o desempenho de um profissional durante uma atividade. Deve ser feito de uma forma empática, já que pode ser um momento difícil para muitos colaboradores.

Se a cultura da sua empresa incentiva a aceitação a críticas, esse processo pode ficar um pouco mais fácil. O ideal é criar uma atmosfera de segurança e começar a conversa com um tom de voz moderado.

Aqui, ser específico é importante. Se o colaborador não entender sua mensagem, vai ter margem para fazer más interpretações. O momento também é importante — o feedback dado na hora do pico emocional pode causar conflitos.

2. Dê o exemplo

Certifique-se de cobrar posturas que você vai ser capaz de manter. Se você cobra profissionalismo, demonstre profissionalismo. Os ensinamentos que não são respaldados pelo exemplo dificilmente trazem bons resultados.

Isso porque uma postura incoerente gera motivos para reclamações — muitas vezes, válidas. O conjunto de valores expressado pela gestão deve ser o que já foi colocado em prática. Além disso, o bom exemplo facilita a execução das próprias tarefas.

Powered by Rock Convert

E como fazer isso? A resposta está no equilíbrio. Se as interações da gestão forem destemperadas e variáveis, a tendência é que todo o ambiente da empresa também se torne irregular.

3. Seja inclusivo

A liderança inclusiva é uma das formas de inovar na hora de acompanhar projetos e fazer com que as coisas aconteçam. A prioridade é mostrar que os profissionais do time são iguais, trazendo segurança e espírito de equipe.

Aqui, a diversidade e o envolvimento são as prioridades. Isso pode ser feito pelo desenvolvimento de um senso de pertencimento, compartilhamento de resultados, reconhecimento de méritos e entrega de recompensas à equipe.

Por fim, busque contratar os profissionais mais qualificados de forma justa, fazendo o mapeamento de acordo com as competências e correspondência aos valores da empresa. Uma má contratação facilmente desarmoniza o ambiente interno. 

O senso de igualdade também deve ser refletido nas metas e na declaração da visão da empresa, assim como o estímulo a conversas abertas e autênticas.

Como você viu, entender como liderar uma equipe ajuda na hora de engajar os profissionais e criar um ambiente de inspiração e respeito. Ao liderar, você se responsabiliza pela performance do time e a qualidade do trabalho depende diretamente disso.

Não se esqueça de acompanhar de perto os resultados de cada membro da equipe. Só assim, você conhece as ideias que funcionam e as que devem ser deixadas de lado.

E você? Tem alguma dúvida sobre como se tornar um bom líder? Então, conte para gente nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by