Como fazer o gerenciamento de equipe com foco em diminuir a ociosidade
Um cenário comum em projetos empresariais é a ociosidade. Essa é uma situação indesejada que deve ser prevenida para que a companhia atinja os seus objetivos. Afinal, esse problema afeta as operações e gera consumo desnecessário de recursos, sem a devida compensação.
Para reduzir o tempo ocioso, é interessante ajustar o gerenciamento de equipe. Com isso, é possível medir o tempo de produção e melhorar a gestão da rotina de cada membro. Esse é justamente o assunto deste texto. Confira!
O problema da ociosidade
O problema da ociosidade é mais comum do que parece. Está associado à inatividade de membros no ambiente de trabalho, ou seja, colaboradores que ficam dispersos e sem produzir no horário do expediente. Essa situação representa uma perda de dinheiro para a companhia, já que os investimentos feitos pelos funcionários não são devidamente compensados.
Além disso, esse fator afeta a produtividade de toda equipe, o que prejudica as entregas e gera uma instabilidade nas operações internas. Assim, a empresa também perde com demandas que deixam de ser atendidas.
Isso pode estar relacionado com desmotivação dos colaboradores e com os problemas pessoais deles. No entanto, em alguns casos, a questão é uma gestão equivocada, que falha em oferecer um direcionamento aos membros e controle e registro do que é feito.
Dicas de como fazer um gerenciamento de equipe para reduzir a ociosidade
A importância de conseguir atenuar a ociosidade é ainda mais urgente após conhecer o que ela pode causar. A seguir, veja algumas dicas para diminuir esse problema em sua empresa!
Mensurar através de um software
Ao utilizar métricas e indicadores com um software, os gestores conseguem visualizar melhor os processos e compreender o que está acontecendo na companhia. Logo, são capazes de medir o tempo desperdiçado e trabalhar a fim de otimizar a produtividade, estabelecendo objetivos a serem cumpridos.
Desenvolver uma comunicação alinhada
É fundamental desenvolver uma comunicação precisa que prioriza a clareza e a objetividade. Por exemplo, com a análise das métricas, o gestor terá acesso a insights sobre o negócio e poderá planejar os próximos passos. Assim, ele deve comunicar isso aos colaboradores e garantir que eles estejam alinhados às metas traçadas.
Uma vez que os membros conhecem melhor a situação da companhia e o ponto em que ela quer chegar, podem cooperar para o crescimento, inclusive com ações criativas, proativas e estratégicas.
Gerenciar e delegar tarefas
A gestão deve ter uma visão completa das atividades exercidas na empresa. Desse modo, é possível delegar funções e estabelecer prioridades. Isso é a base para o controle de prazos e acompanhamento dos resultados, com foco na qualidade. Esse gerenciamento garante que as pessoas estejam alinhadas e devidamente conectadas aos objetivos, cada um com seu devido papel.
Exercer liderança
É importante ser um bom líder e inspirar confiança no ambiente de trabalho. Uma liderança alinhada aos objetivos da empresa é capaz de controlar a sua equipe e garantir que todos os colaboradores estejam engajados no expediente. Conhecer bem o potencial de cada membro e saber como extrair o melhor deles é uma tarefa que faz parte da rotina de um gestor.
Entender a origem do problema
O problema do ócio vai ser gerenciado de maneira adequada se a gestão souber a origem dele. Assim, é possível trabalhar em ações específicas a fim de solucionar essa questão, diretamente da raiz. Isso ajuda a direcionar os esforços e a dimensionar corretamente a situação, reduzindo perdas de tempo.
O gerenciamento de equipe é uma função muito importante para os projetos empresariais, pois é o que garante que os resultados sejam otimizados. É interessante seguir as dicas citadas e dedicar bastante tempo para diminuir o tempo ocioso, a fim de garantir maior produtividade e suporte ao crescimento da empresa.
Gostou deste artigo? Então aprofunde os seus conhecimentos e leia também sobre como medir a produtividade de sua equipe.