fbpx

Como fazer o gerenciamento de equipe com foco em diminuir a ociosidade

4 minutos para ler

Um cenário comum em projetos empresariais é a ociosidade. Essa é uma situação indesejada que deve ser prevenida para que a companhia atinja os seus objetivos. Afinal, esse problema afeta as operações e gera consumo desnecessário de recursos, sem a devida compensação.

Para reduzir o tempo ocioso, é interessante ajustar o gerenciamento de equipe. Com isso, é possível medir o tempo de produção e melhorar a gestão da rotina de cada membro. Esse é justamente o assunto deste texto. Confira!

O problema da ociosidade

O problema da ociosidade é mais comum do que parece. Está associado à inatividade de membros no ambiente de trabalho, ou seja, colaboradores que ficam dispersos e sem produzir no horário do expediente. Essa situação representa uma perda de dinheiro para a companhia, já que os investimentos feitos pelos funcionários não são devidamente compensados.

Além disso, esse fator afeta a produtividade de toda equipe, o que prejudica as entregas e gera uma instabilidade nas operações internas. Assim, a empresa também perde com demandas que deixam de ser atendidas.

Isso pode estar relacionado com desmotivação dos colaboradores e com os problemas pessoais deles. No entanto, em alguns casos, a questão é uma gestão equivocada, que falha em oferecer um direcionamento aos membros e controle e registro do que é feito.

Dicas de como fazer um gerenciamento de equipe para reduzir a ociosidade

A importância de conseguir atenuar a ociosidade é ainda mais urgente após conhecer o que ela pode causar. A seguir, veja algumas dicas para diminuir esse problema em sua empresa!

Mensurar através de um software

Ao utilizar métricas e indicadores com um software, os gestores conseguem visualizar melhor os processos e compreender o que está acontecendo na companhia. Logo, são capazes de medir o tempo desperdiçado e trabalhar a fim de otimizar a produtividade, estabelecendo objetivos a serem cumpridos.

Powered by Rock Convert

Desenvolver uma comunicação alinhada

É fundamental desenvolver uma comunicação precisa que prioriza a clareza e a objetividade. Por exemplo, com a análise das métricas, o gestor terá acesso a insights sobre o negócio e poderá planejar os próximos passos. Assim, ele deve comunicar isso aos colaboradores e garantir que eles estejam alinhados às metas traçadas.

Uma vez que os membros conhecem melhor a situação da companhia e o ponto em que ela quer chegar, podem cooperar para o crescimento, inclusive com ações criativas, proativas e estratégicas.

Gerenciar e delegar tarefas

A gestão deve ter uma visão completa das atividades exercidas na empresa. Desse modo, é possível delegar funções e estabelecer prioridades. Isso é a base para o controle de prazos e acompanhamento dos resultados, com foco na qualidade. Esse gerenciamento garante que as pessoas estejam alinhadas e devidamente conectadas aos objetivos, cada um com seu devido papel.

Exercer liderança

É importante ser um bom líder e inspirar confiança no ambiente de trabalho. Uma liderança alinhada aos objetivos da empresa é capaz de controlar a sua equipe e garantir que todos os colaboradores estejam engajados no expediente. Conhecer bem o potencial de cada membro e saber como extrair o melhor deles é uma tarefa que faz parte da rotina de um gestor.

Entender a origem do problema

O problema do ócio vai ser gerenciado de maneira adequada se a gestão souber a origem dele. Assim, é possível trabalhar em ações específicas a fim de solucionar essa questão, diretamente da raiz. Isso ajuda a direcionar os esforços e a dimensionar corretamente a situação, reduzindo perdas de tempo.

O gerenciamento de equipe é uma função muito importante para os projetos empresariais, pois é o que garante que os resultados sejam otimizados. É interessante seguir as dicas citadas e dedicar bastante tempo para diminuir o tempo ocioso, a fim de garantir maior produtividade e suporte ao crescimento da empresa.

Gostou deste artigo? Então aprofunde os seus conhecimentos e leia também sobre como medir a produtividade de sua equipe.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by