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Aprenda como melhorar a comunicação com os seus clientes

3 minutos para ler

Você sabe como melhorar a comunicação com os seus clientes? Essa é uma dúvida muito comum — afinal, a percepção da sua marca está ligada ao relacionamento que você tem com o seu público. 

Neste post, você vai ver como melhorar a comunicação, quais são os detalhes que você precisa se atentar, além de algumas outras considerações sobre o assunto. Tudo pronto? Então, vamos lá!

Desenvolva empatia pela situação do cliente

Muito se fala sobre empatia. Mas será que você sabe o que significa esse termo? A definição da palavra gira em torno da ideia de se colocar no lugar do próximo e entender suas dores e problemas.

E qual é a importância da empatia para sua equipe? Pense da seguinte forma — o seu produto serve para solucionar o problema do comprador, certo? Então, privilegiar o entendimento das dores do cliente é uma forma de enxergar o que precisa ser melhorado no próprio produto.

Por isso, sempre oriente os profissionais na hora de colocá-los para fazer um atendimento ou lidar com uma reclamação. A empatia pode ser exercitada pelo cuidado na hora de fazer julgamentos e pelo hábito de escutar antes de falar.

Saiba escutar

Escutar um cliente não é apenas prestar atenção no que se diz, mas entender as necessidades por trás do que está sendo dito. E o que isso significa? A resposta está na diferença entre escutar e ouvir.

Ouvir é simplesmente assimilar sons. Isso pode ser feito quando você não tem nenhum interesse na fala da outra pessoa, por exemplo. Já escutar, é o ato de processar e internalizar a informação — reagindo e fazendo a interação de fato acontecer.

Seja proativo

A proatividade é a habilidade de se antecipar. Simples assim. Serve para se preparar para os problemas antes que eles aconteçam — ou, no caso da comunicação com o cliente, antes que sejam ditos.

É uma capacidade totalmente inversa à reatividade. Em vez de reagir quando os problemas acontecem, o proativo se esforça para evitar que aconteçam. Chegar nesse nível de comunicação não é fácil e vai exigir empenho, participação e planejamento.

Seja objetivo

Ninguém gosta de perder tempo. Empresas que “enrolam” e demoram para entregar a mensagem despertam uma impressão negativa logo de cara. Quanto mais a comunicação for prolixa e burocrática, pior para a reputação da sua empresa.

Por isso, o tom de voz da sua marca deve ser o mais objetivo possível. Treine os profissionais da sua equipe para dar instruções e responder perguntas de forma simples, sucinta e fácil de entender.

Entender como melhorar a comunicação é importantíssimo para garantir uma interação direta e fluída com o público. Contar com vendedores e atendentes bem preparados ajuda a manter a conversa empática, objetiva, proativa e atenciosa.

Não se esqueça de que a comunicação também é um fator mercadológico. Por isso, pode gerar impacto e influenciar nas vendas e no faturamento da marca.

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