fbpx

3 dicas de como aplicar a Metodologia Ágil em suas reuniões

4 minutos para ler

Você sabe o que é a Metodologia Ágil?

A metodologia Ágil surgiu em 2001, quando 17 profissionais de software (que já desenvolviam métodos ágeis) se reuniram nas montanhas nevadas de Wasatch em Utah – estado no Oeste dos EUA – para debater sobre métodos que fossem capazes de acelerar um projeto de maneira eficiente. Após os membros do grupo compartilharem suas frustrações, resolveram planejar e documentar um manifesto com 12 princípios a respeito de como inaugurar a nova era do desenvolvimento de software.

Conceitualmente, a Metodologia Ágil nada mais é do que um modelo filosófico usado há anos no mundo do softwares que com o tempo vem ganhando espaço nas empresas que se tornaram mais remotas. Esse método propõe alternativas à gestão de projetos, tendo como função aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, onde seu objetivo é fazer entregas com rapidez e com maior frequência conforme vá surgindo alguma necessidade. 

Mas, como aplicá-la em suas reuniões?

Hoje em dia muitas empresas estão adotando o trabalho remoto, onde os gestores precisam configurar suas equipes para o sucesso! Essa já era uma tendência global, mas agora, no mundo pós-pandemia do COVID-19, vai se intensificar mais ainda. E como ir para o remoto de maneira bem sucedida?

Embora haja vários caminhos para chegar a esse objetivo, existe uma estrutura dentro da metodologia que é particularmente útil para equipes remotas – estrutura ágil. Essa estrutura ajuda as equipes a entregar trabalho com pouca densidade mas com bastante rendimento, o que possibilita que o gestor identifique rapidamente o que está funcionando e fazendo alteração em tempo real. Além disso, a estrutura proporciona uma avaliação a adaptabilidade e a flexibilidade de processos  distribuídas à equipe.

Mas lembre-se, antes de você aplicar a metodologia nas suas reuniões você precisa capacitar sua equipe! 

Isso significa que seu time deve se familiarizar com certas ferramentas de uso, afinal, toda equipe remota que planeja usar práticas ágeis precisa pelo menos ter o conhecimento em algumas ferramentas básicas como bate-papo em grupo, vídeo chamada, sistema de gerenciamento de tarefas, entre outros.

Pensando nisso, separamos 3 dicas de como você pode adotar as práticas ágeis em suas reuniões, aumentando a velocidade e eficiência da sua equipe enquanto ao trabalho remoto. 

Powered by Rock Convert

1- Faça um teste da sua reunião antes mesmo de começar! 

Não importa o quão preparado você e sua equipe seja, se sua tecnologia não está funcionando bem provavelmente sua reunião será menos eficiente. Por isso é importante testar todas as funcionalidades que você irá usar durante suas reuniões, como compartilhamento de tela e videoconferência. Se você tiver algum problema, certifique-se de encontrar soluções antes de começar.

Por exemplo, se a plataforma escolhida para realizar uma videoconferência fica com a tela congelada toda vez que você realizar uma reunião, então você precisa encontrar uma nova solução e integrar os membros da equipe o quanto antes.

2- Conecte-se à sua equipe! 

Realize reunião diária sempre que possível, faça reuniões curtas com sua equipe entre 10 – 30 minutos, ou você pode segmentar o seu time separando-o por funções. Essa estratégia pode ajudar a manter seu pessoal em atividade, identificar quaisquer contratempos (encontrar soluções) e manter as coisas avançando.  

Compartilhar atualizações de status sobre seu progresso e em quais tarefas estão trabalhando é uma ótima maneira de criar um senso de conexão e colaboração!

3- Elimine reuniões desnecessárias!

Reuniões são tempo e tempo é dinheiro, dê uma olhada na sua agenda de reuniões atual e veja o que realmente é prioridade para agregar na rapidez, eficiência e produtividade da sua equipe. Você também pode levantar o seguinte questionamento: existe alguma reunião que eu possa mudar de data/hora de forma a permitir que minha equipe se envolva no conteúdo sem interferir no trabalho deles?

Vai ser difícil para sua equipe encontrar tempo para fazer as coisas dentro do deadline se a agenda deles estiverem cheia de demandas no mesmo dia e horário das suas reuniões. Por isso é preciso verificar se toda equipe está disponível!

Aplicar Metodologia Ágil para melhor capacitar, apoiar e colaborar com sua equipe remota é um processo de aprendizado. Se você deseja que o processo seja bem-sucedido, precisa estar sempre olhando o que está funcionando!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by