fbpx

3 bases para o sucesso do trabalho remoto

4 minutos para ler

Um bom trabalho remoto é construído em cima de várias características e fatores, como a sensação de pertencimento a equipe.

Para que haja harmonia dentro dos times é importante que todos os membros desenvolvam valores e atitudes congruentes. Com um pouco de organização aqui e uma boa comunicação ali, tudo tende a seguir um fluxo perfeito para chegar ao sucesso do seu trabalho

Essas são uma das etapas que devem ser feitas levando em consideração a empresa como um todo. Afinal todo mundo precisa estar de acordo com o que está sendo planejado — e tudo deve funcionar perfeitamente para que todo o time funcione bem!

Por isso, é importante  que todos os membros tenham acesso fácil ao que está acontecendo e uma visibilidade clara de como seu trabalho se conecta aos objetivos da sua empresa.

A integração nesse sentido é um momento crucial, em que você pode fazer os funcionários se sentirem tão especiais quanto o ‘primeiro dia de aula’. Contudo, o foco constantemente é fazer com que as pessoas do time se desenvolvam e contribuam de modo produtivo. À vista disso, separamos três dicas práticas de como você pode construir e gerenciar equipes remotas de sucesso.

1- Faça uso dos gerenciamentos de tarefas fáceis e objetivos (como o GoDash)!

Quando trabalhamos em escritórios é comum que haja um quadro cheio de post-its ou uma lousa toda rabiscada de pilotos coloridos com horários, ilustrações, ou fluxogramas. Uma forma bem simples de fazer isso com equipes remotas é utilizando ferramentas como o GoDash. 

Um programa compatível com qualquer navegador, de qualquer sistema operacional (tanto Mac quanto Windows) e aplicativo mobile, que possibilita uma navegação rápida e intuitiva dos seus projetos. Com a plataforma GoDash você pode criar um quadro geral com as regras e objetivos da sua empresa, além da possibilidade de ir afunilando cada projeto de acordo com a sua necessidade. 

2- Promova a comunicação correta entre sua equipe

Powered by Rock Convert

Saber diferenciar uma comunicação para alcançar o sucesso é primordial. Muita gente não sabe, mas existem duas formas de trabalhar a comunicação dentro da equipe: a comunicação síncrona e a comunicação assíncrona.

A comunicação síncrona é aquela que duas pessoas (ou mais) estão se falando ao mesmo tempo. Isso acontece em chamadas de vídeo, chamadas telefônicas, pessoalmente ou também por mensagens, caso ambas estiverem online e conversando no mesmo momento. Já a comunicação assíncrona consiste em conversas que você envia uma mensagem e precisa esperar a resposta. Por exemplo, mensagens via WhatsApp, Email, Direct e outras comunicações escritas. 

Na plataforma GoDash você encontra funções que irão te auxiliar na hora de se comunicar com o seu time, lá você realiza trocas de mensagens em tempo real automatizando o fluxo produtivo da sua equipe. 

Mas você deve estar se perguntando ‘como devo aplicar esses tipos de comunicação no meu time?’

A comunicação síncrona é ideal para assuntos que demandam uma resposta urgente e detalhada. Nesses casos, marcar reuniões de chamada de vídeo ou fazer uma conferência pelo telefone é o ideal. Já a comunicação assíncrona é praticada quando você precisa perguntar uma informação, fazer uma solicitação, ou alinhar alguma coisa. Saber quando e como aplicar esses diferentes tipos de comunicação otimiza bastante o trabalho da sua equipe e consequentemente a produtividade. 

3- Construa um horário flexível e agrade a todos os membros

Falou em trabalho remoto, falou em flexibilidade de horários! Sabemos que o tempo é crucial, porém mais importante ainda é a hora e a disponibilidade dos seus membros. Em certos momentos é necessário que os integrantes da equipe estejam online ao mesmo tempo para realizar reuniões e resolver pendências, por outro lado a dispensabilidade é um ponto forte.

Por isso, cabe à gestão organizar os horários dos colaboradores para que haja uma certa sobreposição. Uma dica é utilizar aplicativos ou tabelas que organize e otimize as agendas das equipes para que elas possam ter momentos de concentração e produtividade, o que facilita bastante o dia a dia do time. Aplicando essas três bases você pode chegar ao objetivo que tanto deseja. 

Com o GoDash você sabe o que cada um dos colaboradores está fazendo, tendo assim uma visão de flexibilidade que cada um tem para assumir novas atividades. 

Essas foram apenas algumas das muitas dicas que podemos dar para criar equipes remotas de sucesso. 😉

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
Converse agora com um Consultor GoDash
Óla. tudo bem?
Comece agora uma Conversa com um Consultor GoDash!!!
Powered by